sábado, 16 de maio de 2009

Homeless World Cup analisa proposta brasileira para sediar o evento no Rio de Janeiro em 2010



A Organização Civil de Ação Social recebeu entre 22 e 24 de abril a diretora da Homeless World Cup, Kat Byles, para análise da proposta brasileira para sediar no Rio de Janeiro, em 2010, o evento, para o qual são esperadas entre 48 e 64 equipes de todo o mundo. Antes de vir ao Rio, visitou Santiago, no Chile, que também concorre para sediar o evento.Durante sua visita ao Rio de Janeiro, a representante visitou o possível local de realização dos jogos, a Praia de Copacabana, e outros aspectos logísticos como acomodoção, alimentação, arena e opções de lazer e entretenimento para as centenas de jogadores que participarão do evento.


Além disso, foi recebida por entidades parceiras que atuam com o público alvo do torneio (pessoas em situação de rua e/ou exclusão social) e participou de reuniões com autoridades do Ministério dos Esportes e outros parceiros do poder público e da iniciativa privada que estarão trabalhando junto à OCAS na viabilização e organização do evento no Brasil.


As propostas serão agora analisadas pelo Homeless World Cup Committee e a decisão deve ser anunciada entre Maio e Junho.


A Homeless World Cup é um evento esportivo mundial em favor da transformação social e da paz, que reúne povos excluídos de todo o mundo. O Brasil participou das seis Copas já realizadas: em Graz, Áustria (2003, 18 países, 3º lugar), em Gotemburgo, Suécia (2004, 26 países, 15º lugar), em Edimburgo, Escócia (2005, 27 países, 11º lugar), na Cidade do Cabo, África do Sul (2006, 48 países, 16º lugar), em Copenhague, Dinamarca (2007, 48 países, 22º lugar) e em Melbourne, Austrália (2008, 53 países, 7º lugar).


Vale destacar a participação de Michele da Silva, considerada a melhor jogadora do evento, em 2007, e Carlos Magno, o melhor jogador em 2008, o que contribuiu para dar um brilho especial ao evento, com demonstrações do encantador futebol brasileiro.


A participação brasileira contou com grande cobertura da mídia com espaço nos veículos mais expressivos do país como Rede Globo, TV Bandeirantes, TV Cultura, Rádio CBN, Revista TRIP, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, Jornal da Tarde, entre vários outros.


Shelia Silva

Nenhum comentário: